A Ciência da Evolução Social: o caminho para a unidade mundial
Mintze van der Velde

É um grande prazer vir de Genebra para falar aqui em Nova York sobre um tópico de grande interesse no mundo de hoje: a Unidade Mundial, o caminho para alcançá-la e, de outro lado um pouco mais esotérico, a Ciência da Evolução Social. Em primeiro lugar quero aproveitar para transmitir as minhas saudações em nome de todos os colegas da sede de Genebra, que inclui os escritórios de trabalho servindo em francês, espanhol, italiano, alemão, holandês e russo.

A primeira imagem de texto que quero mostrar-lhes é uma citação de Alice Bailey:

"... Isto será liberado em maior medida durante a Era de Aquário sob a influência do sétimo raio. Um dos primeiros efeitos será o de aumentar a compreensão da fraternidade e a sua verdadeira base científica".

Isso está no livro Psicologia Esotérica I. Costumo terminar as minhas apresentações sobre o Universo Elétrico com esta imagem. Alguns de vocês sabem que a eletricidade é um dos meus temas favoritos, mas não se preocupem que hoje não vou falar sobre o universo e a cosmologia... O que quero enfatizar é a compreensão de fraternidade e sua base científica. Quando se fala de Unidade Mundial, quão longe estamos de compreender a fraternidade? E não só entendê-la, mas colocá-la em prática em nossas vidas diárias nos planos físico, emocional e mental, individualmente e como humanidade.

Podemos ter outras ideias esotéricas sobre a unidade da humanidade, da fraternidade e do compartilhamento, mas sempre aprecio os comentários do Tibetano, quando ele diz que essas teorias requintadas são de pouco valor e impacto se não estiverem paralelas com a aplicação pratica nos três mundos da manifestação. Então, não espere que eu diga: "Oh, tudo está indo bem, já quase o conseguimos..." Vou também mostrar algumas coisas que a humanidade – esse discípulo mundial – que se prepara para a primeira iniciação, não o está fazendo tão bem.

"Ciência da Evolução Social" - o que queremos dizer com isto? Para se ter uma ideia, vamos ver o que diz o Tibetano:

“No futuro, esta Ciência do Antahkarana e sua correspondência inferior, a Ciência da Evolução Social (que é o antahkarana ligado ou unido da humanidade como um todo), será conhecida como a ciência de Invocação e Evocação. Ela é, na realidade, a Ciência da Sintonia Magnética, na qual o correto relacionamento é produzido pela mútua invocação, produzindo um processo responsivo que é um processo de evocação.” (Os Raios e as Iniciações, p.470 Inglês)

Ele continua:

“É esta ciência que está por trás ... da sintonia entre um homem e outro homem, entre um grupo e outro, e eventualmente, entre uma nação e outra. É esta invocação, e a consequente evocação, que eventualmente relacionam a alma e a personalidade e a alma e a mônada. É o importante objetivo do apelo da humanidade a Deus, à Hierarquia e aos Poderes Espirituais do cosmos, não importa que nome lhe seja dado. O apelo ressoa. A invocação da humanidade pode evocar, precisa evocar e forçosamente evocará a resposta da Hierarquia espiritual e dará a primeira demonstração, em larga escala, desta nova ciência esotérica - esotérica porque está baseada no som.”

Então, nós estamos falando sobre o Antahkarana da humanidade como um todo e da Ciência de Invocação e Evocação. Por favor, notem que o "A invocação da humanidade pode evocar e evoca resposta da Hierarquia espiritual". Talvez seja bom também lembrar que estamos falando basicamente sobre a criação e potencialização de formas mentais. Para trazer isto um pouco mais perto de nossa própria vida, o mundo de hoje, vamos abordar uma questão específica: a dos refugiados. Os refugiados têm estado com a humanidade quase desde o início dos tempos. Basta lembrar Moisés trazendo seu povo do Egito há bastante tempo. Hoje vivemos em um mundo globalizado, reagimos de maneira diferente agora - como uma irmandade?

A Europa foi abalada recentemente por causa do conflito sírio, resultando em um fluxo de refugiados batendo em suas portas. Por um tempo, esta questão ainda era bastante remota, mesmo para as pessoas que vivem na Europa, até que surgiu a imagem. [do corpo de uma criança imigrante numa praia de Bodrum na Turquia - Foto AP (Nota EE)]. Às vezes uma imagem diz mais que mil palavras. Através do poder invocador desta imagem os países europeus, liderados por Angela Merkel, chanceler da Alemanha, despertaram e entraram em ação. Claro, toda ação provoca uma reação, e esta história está longe de terminar. Esta imagem também mostra que as coisas às vezes pequenas (ou seja, uma imagem) pode ter grandes efeitos. É um belo, embora dramático, exemplo do poder invocativo, arrastando milhões para apoiar e fortalecer certa forma mental que, em seguida, necessariamente, evoca uma resposta.

Angela Merkel foi quem disse: "Quando se trata de comércio, compreendemos facilmente o que significa globalização ... mas quando a guerra Síria bate à nossa porta ... o isolamento não é a solução. É uma ilusão."

Estima-se que o conflito sírio (isto é, o Oriente Médio) gera aproximadamente 1 milhão de refugiados. Para colocar isso em uma perspectiva mais ampla, o UNHCR (Alto Comissariado das Nações Unidas para os Refugiados) estimou que em 1951 havia cerca de 2,1 milhões de refugiados em todo o mundo e, em 2014 esse número explodiu para 52,9 milhões!

Sabemos que há milhares de anos as coisas realmente não tem sido como planejado: por isso a quarta estrofe da Grande Invocação diz: "E que ele vede a porta onde mora o mal", enquanto a última frase é: "Que a Luz, o Amor e o Poder restabeleçam o Plano na Terra". Como podemos saber que como humanidade estamos realmente avançando? A Guerra Mundial chegou ao seu fim e tomaram-se iniciativas para vedar a porta onde mora o mal. Uma delas são as Quatro Liberdades (1941) [Liberdade de expressão - Liberdade religiosa - Liberdade de viver sem penúria - Liberdade de viver sem medo], formuladas por esse grande discípulo Theodore Roosevelt; a outra é a Organização das Nações Unidas (1945). Ao ler a Carta das Nações Unidas, é interessante notar que o quarto objetivo da ONU diz: "Ser um centro destinado a harmonizar as ações das Nações Unidas para alcançar os objetivos comuns"; ou seja, as Nações Unidas não são a resposta definitiva para os problemas do mundo: são um mecanismo, um processo para harmonizar as ações das nações.

O sexto Raio está se retirando e entrando no sétimo Raio. Este reúne todas as condições para que ocorra um monte de mudanças e turbulências, mas também revelações. Além disso, é geralmente aceito que a Era de Aquário será de revelações, onde tudo virá à superfície, onde tudo será visto e nada ficará oculto. Talvez WikiLeaks, Edward Snowden e, recentemente, os papéis do Panamá, são os precursores: antes que você possa construir um mundo novo, o velho mundo deve ser purificado.

O Tibetano nos lembra que:

"As alterações na Hierarquia deveram-se ao trabalho dos discípulos do mundo." (DNE II, 356 em Inglês)

A lei oculta é sempre válida: "Como acima, assim abaixo", o que significa que é um processo de duas vias e a reorganização dos assuntos planetários que está ocorrendo neste momento é, em parte, o efeito das alterações na Hierarquia por:

1. Discípulos superiores e mais inteligentes que agora estão filiados ao Ashram e sua demanda instintiva para o trabalho e o reconhecimento grupal.

2. As novas energias vertidas através de Shamballa à Hierarquia; estas são de caráter extraplanetário e em grande parte se originam na qualidade Aquariana do presente ciclo, eliminando constantemente as energias da Era de Peixes.

As Nações Unidas desempenham um papel fundamental nisto. É fácil criticar as Nações Unidas e eu não estou dizendo que seja perfeita. No entanto, quando participei em Genebra em um jantar com o Relator Especial sobre a Liberdade de Religião ou de Credo, o Sr. Heiner Bielefeldt, cujo mandato de seis anos chega ao fim neste verão, a ele foi perguntado que diferença fez o seu mandato no mundo. Sua resposta foi que ele não poderia responder a essa pergunta porque seu escritório não pode ser separado dos outros escritórios das Nações Unidas que fazem uma enorme quantidade de trabalho, muitas vezes de maneira pouco perceptível. Ele devolveu a pergunta dizendo: você pode imaginar um mundo sem a ONU? Para o nosso tema de "o caminho para a unidade mundial" sua declaração está em conformidade semelhante: A batalha entre as Forças da Luz e as da Obscuridade ainda não acabou. Estamos no meio dela e eu não poderia imaginar um mundo sem o apoio das Forças da Luz.

O Tibetano também nos pede:

Educar a humanidade para fazer a distinção entre

a. Espiritualidade e materialismo, apontando os diferentes objetivos das forças em combate.

b. Compartilhamento e ganância, delineando um mundo futuro onde as Quatro Liberdades serão dominantes e todos terão o necessário para desenvolver processos adequados de vida.

c. Luz e obscuridade, demonstrando a diferença entre um futuro iluminado de liberdade e oportunidade e o futuro sombrio da escravidão.

Estes pontos parecem o ABC da educação normal, decente e civilizada. Mas o que estamos fazendo bem, se olharmos, por exemplo, no aspecto financeiro da humanidade? Compartilhamos os recursos e a riqueza do planeta? Em um estudo recente da Oxfam, lemos que "as 62 pessoas mais ricas do mundo têm a mesma quantidade de riqueza que a metade mais pobre da população mundial." (Oxfam: Broken at the top, 2016).

Em Discipulado na Nova Era vol. I, o Tibetano se refere a esta questão difícil do dinheiro de uma forma que merece ser citada na íntegra:

"A chave para investir e utilizar corretamente o dinheiro pode ser resumida na seguinte afirmação, e peço-lhes que prestem muita atenção.

Assim como no passado o dinheiro serviu para atender as necessidades pessoais e familiares, no futuro deverá atender as necessidades grupais e mundiais. No passado, se não era influente ou culto, e através da manipulação financeira quando era possível, cada unidade tratava de atuar como um ímã para atraí-lo para si e satisfazer o que se considerava uma necessidade, empregando para isso a atividade e o trabalho pessoais. No futuro os grupos deverão atuar como ímãs e por isso procurarão estar animados pelo espírito do amor. Dou-lhes aqui um pensamento factível de ser grandemente ampliado.

Necessidade, amor e poder magnético, são as três coisas que, consciente ou inconscientemente, atrairão o dinheiro. Mas as três devem se manifestar de uma só vez. No passado, a necessidade nunca foi real, embora fosse sentida (tais são a miragem e a ilusão mundiais). O amor tem sido egoísta e irreal; têm sido reivindicadas coisas materiais desnecessárias para a saúde ou a felicidade. A força magnética tem sido utilizada com motivos errados e esse processo - realizado por tanto tempo - levou à terrível situação financeira atual do mundo ".

Os males econômicos da humanidade são uma estreita analogia da enfermidade no indivíduo. Ambos carecem de um fluxo livre entre as necessidades da vida e os pontos de distribuição. A direção da distribuição está defeituosa, e só através de um domínio saudável e global do princípio do compartilhamento da Nova Era poderá curar os males humanos. Este é o princípio fundamental (se não a fundação) de todo o progresso espiritual. Em última análise, isso também pressupõe um reconhecimento científico e eventual do corpo etérico do planeta e, consequentemente, do homem. Há também sinais de imenso progresso! Nas últimas duas décadas, sob a liderança das Nações Unidas, projetos globais foram iniciados com resultados nunca antes vistos.

Em primeiro lugar tivemos os Objetivos do Milênio, o que vemos neste slide e o que foi alcançado. Os Objetivos do Milênio consistiam de 8 metas a atingir. Naturalmente, nem todos foram alcançados. No entanto, tem havido um enorme progresso.

Notem aqui os cuidados de saúde e natalidade. Isso é mais importante do que parecia à primeira vista. A superpopulação do planeta Terra é um problema mencionado por Alice Bailey também. Devido às circunstâncias de uma vida melhor, demógrafos como Dr. Hans Rosling, sueco, chegaram à seguinte imagem, indicando uma estabilização da população mundial em aproximadamente 10 bilhões até 2100, como resultado de uma saúde melhor e especialmente a educação.

Agora estamos focando em 2030 com os chamados Objetivos de Desenvolvimento Sustentável, que são 17. Por que "sustentabilidade" é uma palavra-chave? "Se todos no mundo vivessem como as pessoas nos países desenvolvidos, então seria preciso três ou quatro planetas diferentes para sustentar a demanda em termos de recursos naturais. Portanto, "sustentabilidade" é a palavra para o mundo inteiro" (Secretário-Geral Sr. Wu para os Assuntos Econômicos e Sociais).

Esta é a primeira vez na história da humanidade que os governos, empresas e organizações não governamentais (ONGs) trabalham juntos em projetos de alcance e importância mundial. Um deles, o objetivo 13 sobre ação climática, tem feito um enorme (e inesperado) progresso com o acordo de Paris COP21. Aqui, não apenas os governos, mas também a sociedade civil, através de suas ONGs têm contribuído ativamente para a formulação do acordo. A última edição do boletim informativo de Boa Vontade Mundial concentra-se no parágrafo 7 dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável: energia limpa e acessível para todos. Muito poderia ser dito sobre esse assunto...

Em um relatório de organizações não governamentais na semana passada nas Nações Unidas em Genebra, o conselheiro especial do Secretário-Geral, Dr. David Nabarro, disse que é um programa cuja implementação diz respeito a todos os governos, empresas, academias, mas também a você e a mim. Aqui estamos falando de "cidadania global" e "responsabilidade global", e por favor, tomem nota: não existe um plano B. Os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável não é um conjunto vazio de propostas para entreter um clube de diplomatas. Lembrem-se que estamos falando sobre a construção de uma forma mental e invocação e evocação no campo prático: um dos primeiros objetivos das Nações Unidas é que aproximadamente 2 bilhões de pessoas sabem sobre esses Objetivos.

Finalmente, eu gostaria de me reportar a uma ideia no final da palestra de Steve Nation na Conferência da Universidade dos Sete Raios, há duas semanas, quando ele se referiu às insinuações do Tibetano sobre planejamento humano.

A Insinuação Dois diz:

"O atual planejamento humano é a primeira indicação do surgimento do aspecto vontade."

A Insinuação completa diz:

"Quando o fluxo diretivo é observado por aquele que busca o lado interno, o Mestre indica-lhe o padrão e, em seguida, os resultados são aguardados. Isso pode levar tempo. Os resultados não vêm pela ação de apenas um; eles aparecem quando muitos respondem na Terra ao que vem do Centro superior através do Uno. Isto é feito cegamente, quando estão na primeira etapa; mais tarde eles avançam com cuidado e direção correta. Assim os assuntos são alteradas na Terra".

Já mencionei a entrada do sétimo Raio: “Um dos primeiros efeitos será o de aumentar a compreensão da fraternidade e a sua verdadeira base científica”. A minha esperança é que não teremos de esperar até que o sétimo Raio atinja a sua potência máxima, para que a irmandade dos homens seja um fato estabelecido e reconhecido em todo o mundo.

Alocução feita na Conferência da Escola Arcana em Nova York - 2016

Início