DO CRISTIANISMO AO AGNI YOGA
J. Treiger

No decorrer das traduções da Serie Agni Yoga, pouco a pouco me dei conta dos pontos de contato que havia entre o conteúdo das mesmas e os Evangelhos. Anotei-os, à medida em que isso ocorria, e verifiquei que era possível gradualmente identificar os inúmeros parágrafos com essa correlação. Decidi anotá-los. Essa decisão foi fortalecida quando, traduzindo o segundo volume do Mundo Ardente, deparei-me com o parágrafo 432, o qual, literalmente, traz uma recomendação neste sentido.

Eis o texto:

"As meditações escritas sobre os Ensinamentos são úteis. Pode-se propor aos colaboradores que se acostumem a tal trabalho. Eles podem selecionar trechos do Ensinamento que lhes sejam afins e compará-los com outros Mandamentos. Deste modo, pode-se observar a marca dos tempos sobre as mesmas verdades. A tarefa de investigar esta evolução será em si um trabalho muito necessário.

Nós nos opomos à condenação, mas a comparação será, por assim dizer, o polimento da pedra. Quando há amor pelo assunto, pode-se encontrar muitas novas comparações e belos pontos de contato. Tais meditações são como flores em um campo".

É compreensível que, chegando a nós dois mil anos depois dos Evangelhos, o Agni Yoga use uma linguagem diferente. Na verdade, amplia os Ensinamentos do Cristo, caminhando numa nova direção: Os Evangelhos falaram a linguagem do coração, do amor; o Agni Yoga fala a linguagem do fogo do pensamento isto é, da mente, e da vontade. Mas isso não implica uma oposição entre ambos; antes, se completam. Eu me atreveria a dizer que um vem na continuação do outro, dentro do Plano Hierárquico de ajuda à expansão de consciência da Humanidade.

Através da energia dos Evangelhos, o homem se conscientizou do seu eu pessoal e ganhou conhecimento da existência de sua própria natureza divina, que o Cristo designou como o Eu Sou e que Morya denomina de Caminho para o Mundo Ardente. Além disso, o Cristo mostrou o caminho que o ser humano deve trilhar para chegar a esse outro plano da existência, além de indicar como se chegar à identificação do nosso próximo - base para a compreensão do grupo.

Sem a compreensão do próximo não há compreensão do grupo; sem a compreensão do grupo, não haverá compreensão da unidade, porque é através da conscientização do grupo que nos damos conta de que ele representa um conjunto de pessoas que buscam chegar a ser indivíduos, quer dizer, não-divididos. Em outras palavras, é o caminho para se chegar ao estágio da plena conscientização de nossas almas e que são estas que, no seu conjunto, realmente podem chegar à unidade, dentro de sua diversidade.

Já os antigos Rishis haviam proclamado que "Eu Sou Tu, Tu Es Eu, somos partes do Divino Ser".

O Agni Yoga está destinado a se tomar uma leitura tão popular, dentro de 2 séculos, como é hoje o texto dos Evangelhos. Assim, dentro deste processo ainda pioneiro, vamos deixar de lado as objeções de praxe e simplesmente saborear os descobrimentos, as revelações: a ligação dos dois Ensinamentos expande a consciência e proporciona uma visão mais ampla da vida.

Os Evangelhos são uma mensagem do segundo raio, com a energia do amor. Já o Agni Yoga traz uma mensagem do primeiro raio de Shambala - por conseguinte, da vontade.

Ao trabalharmos na ligação dessas duas energias, estaremos usando nossa inteligência de maneira ativa e procurando fazer as adaptações necessárias. É como se - apenas numa compilação sem maiores pretensões - estivéssemos preparando um Yoga Evangélico.

O trabalho do segundo raio corresponde à Hierarquia; o do primeiro raio, a Shambala e o do terceiro raio, precisamente, à Humanidade, a todos nós. A atividade do terceiro raio corresponde à adaptabilidade e depende do uso ativo da inteligência.

A importância de um trabalho dessa natureza é que, através dele, nos ligamos à Tríade Superior, que atua precisamente no plano da alma - e, com isso, abrimos caminho para a conjugação da Vontade com o Amor - Sabedoria e a Adaptabilidade.

A aplicação harmônica dessas energias abre caminho para a solução dos problemas mais cruciais da humanidade, através da vivificação da ética, da espiritualização da ciência e da interpretação científica da religião.

Dentro da proposta desse trabalho, uma tarefa básica será a de nos aproximarmos dos Mestres da Hierarquia.

A APROXIMAÇÃO AOS MESTRES E O SERVIÇO

Como será isso possível?

Uma indicação nos é dada em um parágrafo do livro Hierarquia (239) - "Somente através de uma abordagem espiritual.

Duas condições subjazem a esta aspiração: uma, é a compreensão do poder do Serviço; outra é a consonância do coração. Elas deveriam estar na base de todos os começos".

Áries é o signo que subjaz a todos os começos e o que começamos em Áries deve ser concretizado em Capricórnio.

Em Capricórnio se abre o olho espiritual.

Nós temos uma ânsia pela abordagem espiritual e a aproximação à Hierarquia é uma resposta a ela.

Nosso começo tem lugar quando procuramos expandir nossas consciências em direção a uma visão global da vida.

Morya pergunta "Será que há alegria em concluir?". E responde: "Nós somos movidos pela alegria de começar. O começo corresponde ao movimento, enquanto a linha de continuação é criada pela inércia. Se nós tirarmos do mundo os começos da Hierarquia, a maior parte do tecido do mundo será mutilada. O apoio para mudar está no pensamento. As pessoas não confiam bastante no pensamento.

Expandimos nossa consciência através do desenvolvimento de nossas qualidades ardentes.

Lealdade, coragem, unidirecionalidade de propósito, são qualidades ardentes.

Amor impessoal e desapego são outras duas qualidades ardentes.

Elas todas nos conduzem à Consonância do Coração.

Quando usamos um parâmetro maior ele nos permite reconhecer a posição individual e aprendemos a hierarquizar todos os inícios em nossa manifestação da vida.

Precisamos também compreender a consonância do coração.

Consonância significa vibrar juntos, na mesma nota; emitir o mesmo som. Mas esta nota deve ser realmente emitida no tom do coração; de outro modo, em vez da consonância nós sentiríamos uma dissonância. E a dissonância destrói a harmonia cósmica.

É uma grande falta causar dissonâncias da harmonia cósmica.

Como nos aproximarmos da Hierarquia?

Uma mulher sangrava há 12 anos e não se podia curar.

Ela ouvia falar do Rabi da Galileia e como ele curava tantos. Pensou: "Se ao menos pudesse tocar a borda de seu manto, ficaria curada!".

E assim fez. E ficou curada.

Quando o Mestre percebeu que sua energia de cura havia sido drenada, quiz saber quem o fizera.

E quando ela lhe foi trazida, Ele disse:

"Vai, tua fé te curou!".

Outro Mestre, o Tibetano, ensinou que a palavra fé, como fora usada há 2.000 anos, deveria agora ser mudada para luz, consciência, alma.

O Mestre Nazareno poderia então ter dito:

"Vai, tua luz interna iluminou tua consciência e revelou tua alma para ti própria - e assim tu te curaste!"

Quanto mais nos aproximarmos de nossa própria alma, mais forte se toma a luz interior. Assim, hoje não precisamos mais fazer longas viagens em busca de um Grande Mestre ou Instrutor: É chegado o tempo em que devemos buscar a Luz no Interior de nós mesmos. Esse é o caminho para o contato com a Hierarquia.

Temos uma tendência a procurar recompensas e fugir da dor e da punição. Isto é emocional.

Quando os fatos são considerados a partir do plano mental, essas mesmas coisas são encaradas como oportunidades de crescimento da experiência.

No nível emocional, mesmo a conquista de prêmios não assegura a paz, porque o apego, que é uma das características do nível emocional, traz consigo o medo da perda dos prêmios porventura conquistados. Mas o desapego não é o mesmo que a intenção da pobreza. O dinheiro deve é ser transformado em um instrumento de Serviço à Humanidade e eficiente na prática do Bem ao maior número.

E importante sentir-se bem consigo mesmo, para ser capaz de Servir.

É importante não conservar o ódio, nem a autopiedade. É importante estar bem com o mundo, antes de ser capaz de Servir.

Sem a renovação dos nossos valores, não seremos capazes de Servir.

No caminho para o Cristo, devemos aprender o poder de Servir.

O esquecimento próprio e a capacidade de ajudar e ensinar aos outros são duas qualidades ardentes necessárias para trilhar esse Caminho. É difícil tomar a decisão de praticá-las. Contudo, no livro de Charles Dickens, "Christmas Carol", até o velho personagem sofria de uma doença muito paralisante - a avareza. Na véspera do Natal, o Raio do Amor conseguiu romper ás barreiras e finalmente abriu seu coração à irradiação do Amor.

A alegria de servir é uma consequência.

Muitas vezes pensamos que não somos capazes de um certo tipo de serviço - e assim é, porque ignoramos nosso potencial.

No Mantra da Unificação, ensinado pelo Mestre Tibetano, é dito que devemos servir, sem escolher serviço.

Nossa primeira reação é pensar que não podemos- ou não gostamos de - realizar nossa tarefa.

Devemos estar atentos: em vez de "Será que eu posso?", deveríamos pensar: "Como vou pôr isso em prática?"

Lembremos mais uma vez que: "Somente através de uma abordagem de caráter espiritual podemos nos aproximar da Hierarquia".

Quanto mais amplo o Serviço, melhor e mais correto; quanto mais estreito, pior. Esse é o paradigma a ser seguido.

Como se pode alcançar?

"Defendendo o grande Foco de Luz - que é a alma; aceitando o Serviço e se tomando integrado naquilo que vem, sem rejeitá-lo.

Quanto mais integrados estivermos na ideia da Humanidade como um todo e quanto menos focalizados na personalidade, mais próximos estaremos da Hierarquia.

Diz o Mestre do Agni Yoga:

"Quem tenha conscientizado os fundamentos da evolução, tem obrigação de transmitir esse conhecimento a certo número de pessoas. Nisto, o mensageiro, grande ou pequeno, está sujeito a uma lei - ele deve passar o conhecimento sem qualquer coerção da liberdade alheia. Os fundamentos da evolução só podem ser conscientizados voluntariamente e só podem ser aplicados na vida através da aspiração do espírito revolucionário.

Pode parecer que estas colocações sejam por demais abstratas; entretanto, se analisarmos o processo atual da presença do Cristo nos corações humanos, comprovaremos que ele produziu resultados definidos ou fez com que a humanidade se preocupasse com determinados temas, como, por exemplo:

a iluminação das mentes dos homens;
a revisão nas relações entre os seres humanos;
a abertura dos caminhos levando ao conhecimento real;
o estabelecimento de um método de transmutação do conhecimento em sabedoria e compreensão;
a expansão da consciência
a dissolução das miragens e ilusões
a ruptura das cristalizações
uma dinamização das condições estáticas.

O que não foi realizado está sendo violentamente contestado pelas forças trevosas - podemos dizer, parodiando o Agni Yoga, que “a batalha ruge" e, nesse particular, ninguém se deve omitir.

Como diz o Cristo, "quem não é por mim, está contra mim"; ou também, "seja a tua palavra sim, sim, não, não". Como diz a Bíblia, "vomito os mornos".

A antiga ação do Cristo se desenvolveu através das Escolas de Filosofia, das igrejas e das religiões organizadas. A ação atual focaliza a educação mundial e a implementação mundial das atividades governamentais, em seus 3 aspectos:

Cidadania,
Política e
Legislação.

A nova aproximação da divindade, com a nova revelação espiritual, traz os grandes conceitos de liberdade, tão caros aos nossos corações, expressos sob a forma de fraternidade, amizade e colaboração para a paz mundial.

O Cristo e a Hierarquia espiritual jamais infringiram o direito divino dos homens de tomarem suas próprias decisões, de exercerem seu livre-arbítrio e de alcançarem a liberdade, lutando por ela em todos os níveis. Esse estímulo leva as pessoas, quando iluminadas, a não tolerarem o autoritarismo das religiões, nem o totalitarismo de nenhum sistema político, nem que algum grupo lhes diga em que devem crer para serem salvos, nem qual governo devem aceitar.

Quando se diga a verdade e os povos possam julgar e decidir livremente, veremos um mundo melhor.

Agora podemos começar as citações:

SOBRE A QUIETUDE:

Mateus, 5, 2:10

"Bem-aventurados os mansos, porque eles herdarão a terra..."

Mundo Ardente 1,417

"Deve-se com frequência dar valor à quietude, que pode fortalecer os fogos. E possível imaginar um redemoinho astral que agita até a chama mais firme. Esta agitação não vem da própria chama, mas do exterior. Então, sejamos muito cautelosos, pois a pressão é grande".

SOBRE A LUZ DO MUNDO:

Mateus, 5:14

"Vós sois a Luz do Mundo. Ninguém esconde a cidade sobre os montes; nem a candeia foi feita para ficar sob o alqueire e sim, no velador, e alumia a todos os que se encontram na casa.

Mateus,6: 22-23

"São os olhos a lâmpada do corpo. Se os teus olhos forem bons, todo o teu corpo será luminoso; se, porém, os teus olhos forem maus, todo o teu corpo estará em trevas. Portanto, se a luz que em ti há for trevas, que grandes trevas serão!"

João, 1:5

"A luz resplandeceu nas trevas e as trevas não prevaleceram contra ela".

João 8, 12

Eu Sou a luz do mundo, quem me segue não andará nas trevas, pelo contrário, terá a luz da vida.

Mundo Ardente III, 429

A humanidade deve estudar mais cuidadosamente seu pensamento. É necessário estabelecer nas escolas a ciência do pensamento, não como uma psicologia abstrata, mas como os fundamentos práticos da memória, da atenção e da concentração.

...Muitas qualidades requerem desenvolvimento - clareza, velocidade, poder de síntese, originalidade e outras...

De fato, as vidas e as palavras dos heróis e Grandes Trabalhadores no Domínio Espiritual devem ser tomadas conhecidas em todas as escolas.

Assim como a treva é a ausência de luz, a ignorância é a ausência de conhecimento.

Mundo Ardente, III, 315

A consciência que tenha sido iluminada com uma compreensão da imutabilidade da conquista espiritual pode saudar o Novo Mundo. Tal consciência adotará uma aspiração ao conflito contra a treva, e saberá como se opor a toda a progenia do inferno. Muitos pronunciamentos mundiais podem ser tidos como nascidos do inferno. Pois a esfera que envolve a humanidade está saturada com os produtos das ações do Carma da humanidade. O conceito da conquista no próprio coração revelará todos os caminhos para ele. A batalha ardente enche todas as esferas. Uma manifestação de criatividade rapidamente intensifica novas energias. No caminho para o Mundo Ardente imbuamos o espírito com a consciência da conquista espiritual.

SOBRE A LIBERDADE:

Paulo, Aos Cor., 3:17

"Onde está o Espírito do Senhor, há liberdade".

João, 8:32

"E conhecereis a verdade e a verdade vos libertará".

Agni Yoga- 222

O livre-arbítrio produz muitas contradições. Para alguns, ele se transforma em abuso, para outros, em irresponsabilidade, e para terceiros, na loucura da presunção. Somente aquele que passou pela disciplina do espírito pode saber como é severa a realidade da liberdade.

A decadência da liberdade pode ser chamada de festival da ignorância. As pessoas não conseguem conciliar-se com a Hierarquia do Conhecimento nem respeitar a severidade da vontade. Mas será possível o Yoga onde não existe responsabilidade pela vontade?...Pelo conhecimento direto e pela experiência o Mestre indicará o que é permitido.

O Iogue pode fazer tudo, mas não é permitido tudo ao Iogue. As fronteiras da limitação estão na responsabilidade de suas posses espirituais.

Agni Yoga-20

Já chegou o tempo da libertação do conhecimento, na base da responsabilidade individual. Uma mente livre tem o direito de procurar novos desenhos, combinações inesperadas. Estes inesperados fios conduzirão a mente até os mais altos planos da matéria.

Agni Yoga-40

A evolução pode ser construída somente pela consciência livres, sem presunção e depreciação de si mesmo.

Elevando sua consciência, o homem progride pela alegria, e o pensamento da recompensa pode novamente torná-lo escravo.

O cego sonha com a recompensa. Recuperando a visão, ele ficaria surpreendido ao perceber que tudo é recompensa.

Cada um que recebe recompensa já é escravo.

Agni Yoga-180

O passado fornece ao Iogue iniciante seus melhores frutos, o futuro abrirá para ele a plena liberdade de ação.

Agni Yoga-199

A severa disciplina da liberdade pode reconstruir a vida somente como uma nova conscientização da realidade da energia psíquica, a qual entrará na vida quotidiana.

Agni Yoga-259

Os desejos são como centelhas de ação. O Iogue não se liberta das possibilidades dos desejos, mas da opressão dos desejos. Ele se sente livre, pois não é escravo dos desejos. Ele os abandona, de maneira racional, em nome do que for mais necessário.

Esta facilidade de troca representa o caminho da libertação.

Na verdade, que queremos expressar?

Temos a liberdade de escolher - gestos, emoções, pensamentos, palavras, sentimentos símbolos, o feio, o belo.

Podemos nos expressar - fazer pressão para fora - e com isso mostrar nosso melhor interior, mostrar nosso coração.

Nosso moderno gosto pelas bandeiras, pelos logotipos, tem sua origem na Idade Média. Datam desse período também nossa moderna preferência pelas marcas, pelos rótulos sofisticados-é que havia nisso um sentido novo de bom gosto e de amor ao belo, que se refletiam na roupagem e nos adornos.

Os leões da bandeira inglesa e o unicórnio; a flor de lis da bandeira francesa, vêm de bastante longe e se mantêm até hoje.

Na flor de lis identificamos o tridente de Netuno; no Unicórnio alado inglês temos uma coleção de símbolos - o cavalo branco é o símbolo da inteligência limpa e elevada, o chifre no ponto do terceiro olho está ligado ao conhecimento espiritual e à clarividência e os pés de gazela lhe dão a capacidade para viajar com leveza sobre o pantanal da ambição. As asas de Pegasus - um ser pensante elevado, que pode superar as limitações do intelecto preso à terra.

O símbolo sugere a aspiração ao conhecimento espiritual.

Isso tudo, para não falarmos do próprio homem - de nós mesmos. Tal expressão depende, pois, de nós.

Talvez possamos constatar que os direitos humanos - entre os quais, a liberdade da expressão - sejam efeito e não causa: o efeito de nos relacionarmos de tal modo que possamos dar prioridade à cooperação, ao compartilhamento e à vontade de ver o bem em cada um, em vez de somente a imperfeição.

SOBRE A ACUMULAÇÃO DOS TESOUROS:

Mateus, 6: 19-21

"Não acumuleis para vós outros tesouros sobre a terra, onda a traça e a ferrugem corroem e onde ladrões escavam e roubam; mas ajuntai para vós outros tesouros no céu, onde nem traça nem ferrugem corroem e onde ladrões não escavam nem roubam; porque onde está o teu tesouro, aí estará também o teu coração".

Mundo Ardente I, 472:

As pessoas que estão longe da Maestria perdem os melhores tesouros. Elas repetem as melhores preces e invocações, mas estes ritmos divididos e não concretizados espalham-se como poeira. Os fragmentos do conhecimento se transformam na poeira de um deserto morto. O coração humano sabe sobre o fogo, mas o intelecto tenta escurecer esta sabedoria revelada.

Mundo Ardente I, 478

"O Yoga constantemente aconselha:

Pensai somente sobre o mais alto; até onde vossa consciência possa alcançar...

Reuní todos os tesouros do Bem, pois a Voz do Silêncio disse: No Bem, ascendemos!".

Mundo Ardente II, 409:

"Viajantes, podeis compreender que bela conquista vos espera quando, alados, vos
aproximardes da Morada Ardente e nada será queimado pela Chama Eterna?"

SOBRE O JULGAMENTO DO PRÓXIMO:

Mateus, 7:1 ;3

"Não julgueis, para que não sejais julgados. Pois com o critério com que julgardes, sereis julgados. Por que não vês tu o argueiro no olho do teu irmão, porém, não reparas na trave que está no teu próprio?"

Mundo Ardente 11,410

Escutai, mas não julgueis.Com frequência, um escoamento de veneno libera o homem para um caminho novo O Ensinamento dá ajuda, não pela negação, mas pela atração.

Mundo Ardente II, 429

"As pessoas condenam o Ensinamento porque ele não condena o próximo. Pode-se imaginar quantos novos ouvintes poderiam ser adquiridos pela condenação de um vizinho! Tal impedimento será o véu mais escuro no caminho do progresso".

SOBRE AS PÉROLAS E OS PORCOS:

Mateus, 7,6

"Não deis aos cães o que é santo, nem lanceis ante os porcos as vossas pérolas, para que não as pisem com os pés e, voltando-se, vos dilacerem".

Mundo Ardente I, 472

"...Por meio de muitas expressões precisas e claras, as pessoas conhecem o significado do Fogo. Mas as pessoas não são mestres artesãos e estão sempre prontas, de maneira insensata, a jogar fora as pérolas tão necessárias a sí mesmas! As pessoas...estão prontas a apagar todos os fogos ao redor de sí . . . Contudo, apagar os fogos e admitir a treva é o horror da ignorância".

Mundo Ardente I, 473

"Deve-se compreender que os olhos terrestres não podem suportar a radiação superior; portanto, nós os preparamos para o Mundo Ardente por meio de centelhas e luzes. Não se deve, como um porco, só olhar para a terra".

Mundo Ardente II ,135:

Um conto de fadas: Um pensador levou às pessoas um maravilhoso remédio curativo; mas foi necessário carregá-lo num estojo fechado. Nenhuma dessas pessoas decidiu abrir o estojo, porque, julgando por suas próprias naturezas, presumiram que dentro haveria uma víbora ou algum veneno. Assim, pode-se oferecer o mais belo tesouro e as pessoas o tomarão por veneno. E deste modo que as pessoas, impulsionadas pelo temor às desgraças aceitam um tesouro Que se há- de fazer, então quando Satanás tão firmemente implantou a desconfiança?

SOBRE A PRUDÊNCIA

Mateus, 10, 16

"Sede prudentes como as serpentes e simples como as pombas".

Mateus, 7, 24

"Todo aquele, pois, que ouve estas minhas palavras e as pratica, será comparado a um homem prudente, que edificou sua casa sobre a rocha".

Mundo Ardente 11,444

"A ousadia deve combinar-se com a cautela. De outro modo, a ousadia será loucura e a cautela se transformará em covardia. As pessoas que podem imaginar toda a complexidade das ondas ardentes são capazes de apreciar o conselho da cautela. O iogue, acima de tudo, não esquece a cautela; nela há respeito pelo grande elemento e reverência pelo Mundo Ardente. Pode-se compreender que é necessário exercer a maior cautela, como quando se está passando entre fileiras dos mais finos vasos. Se estes produtos do trabalho ardente requerem tal cuidado, as próprias ondas ardentes alargam o caminho de nossa observação do coração"

SOBRE A LEVITAÇÃO

Mateus, 14: 25-26

"Na 4a. vigília da noite, foi Jesus ter com eles, andando por sobre o mar .

João, 6; 19- 20

"Mas disse Jesus: Sou eu, não temais!

Então eles, de bom grado, o receberam, e logo o barco chegou ao seu destino".

Mundo Ardente 1,456

"Andar ou sentar sobre a água, como andar sobre o fogo, são provas notáveis do domínio sobre a água. Sem dúvida, é necessária a purificação do corpo por uma severa dieta vegetariana e pelo elevar do espírito. Mas, além disso, deve-se saber nadar e flutuar na água, a fim de se proteger melhor da serpente da dúvida. Depois, escolhendo um lugar raso e calmo, o iogue constrói um suporte de madeira leve e senta-se nele de maneira que a água alcance sua cintura. Então, ele se concentra por meio do ritmo do pranayama e eleva seu pensamento para o Supremo Inefável. Assim podem se passar vários dias, alternadamente descansando e outra vez se aproximando desta exaltação espiritual".

Mundo Ardente 1, 456-

"E quando o pensamento se livra da atração terrestre, o corpo do homem perde algum peso. Assim o iogue se eleva na água e o suporte de madeira se afasta flutuando. Mas se o pensamento permanece sem se elevar, a posição do corpo permanecerá inalterável. Além disso, podem-se notar emanações luminosas do corpo, as quais, de acordo com um ditado antigo, ligam o homem ao céu. O único fator decisivo nestes experimentos é a qualidade do pensamento. E impossível para um impuro sentar sobre a água, do mesmo modo que a imunidade ao fogo não pode ser alcançada sem certo ritmo e exaltação".

Mundo Ardente I, 478”

Vós mesmos sabeis como, durante a levitação, o corpo perde peso. Vós deveis também lembrar-vos de que não houve o pensamento sobre o voo, apenas a essência do ser aspirava à Hierarquia".

SOBRE O REINO DO CÉU

João 3, 1:15

"Na verdade, na verdade, eu te digo, se um homem não nascer de novo ele não pode ganhar o reino do céu”.

Mundo Ardente I, 419

"A espiritualização do pensamento é uma qualidade ardente verdadeira. Assemelha-se ao temperar da lâmina que servirá na batalha. Uma coisa é ter um pensamento fugaz, o qual, mesmo sendo útil, desliza por cima da consciência e se dispersa rapidamente no espaço. Mas outro significado tem o pensamento firmemente colocado no coração. Pode-se ver este processo até do ponto de vista físico".

Mundo Ardente I, 451

"A aproximação dos seres ardentes e sutis se caracteriza por um tremor do coração uma sensação de frio ou calor. Mas, então, se estamos continuamente rodeados por seres do Mundo Sutil, por que só os sentimos às vezes? Aí está contida a lei e a qualidade do pensamento. Se estas entidades se dirigem a nós- nós as sentimos não só com os nossos centros ardentes, mas até fisicamente.

É costume falar do cabelo arrepiado de medo, mas isto não é medo; é somente uma influência especial de energia, de certo modo semelhante à eletricidade. Na base de tal sentimento também jaz o pensamento. Não uma sugestão especial, mas as qualidades do pensamento provocam estes sentimentos".

Mundo Ardente I- 480

"Manter a humanidade afastada do pensamento superior é o mesmo que assassínio. Isto não é exagero, pois o embrutecimento e o rebaixamento do nível de pensamento levam finalmente à desunião e à destruição. Assim, quando se afirma que um pensamento de Luz é como um pilar de um templo, pode-se compreender que a iluminação ardente dá a vida eterna".

Mundo Ardente I, 485

"Testar a qualidade do pensamento em relação a várias circunstâncias físicas dará uma compreensão ardente de muitas coisas. Se compararmos o pensamento de um mineiro que fica em um poço profundo, com o de um aviador na maior altitude de seu voo, encontraremos uma diferença notável no curso do pensamento, tanto no método quanto na intensidade. Valéria à pena observar o pensamento de um ceifador curvado e o de um cavaleiro. Pensamentos da mesma ordem se refletem neles de maneira absolutamente diferente.

A consciência ardente coletiva dos povos apresenta um espetáculo instrutivo".

OS GRANDES NO REINO DOS CÉUS

Mateus 20: 20-2.2

"Então se chegou a ele a mulher de Zebedeu, com seus filhos e, adorando-o, pediu-lhe um favor.
Perguntou ele: Que queres?

Ela respondeu: Manda que, no teu reino, estes meus dois filhos se assentem, um à tua direita e o outro à tua esquerda. Mas Jesus respondeu: Não sabeis o que pedis. Podeis vós beber o cálice que eu estou para beber?

Responderam: Podemos.

Então lhes disse: Bebereis o meu cálice; mas o assentar-se à minha direita e à minha esquerda não me cabe concedê-lo; é, porém, para aqueles a quem está preparado por meu Pai".

26-28-"...Não é assim entre vós; pelo contrário, quem quiser tomar-se grande entre vós, será esse que o sirva; e quem quiser ser o primeiro entre vós, será vosso servo; tal como o Filho do Homem que não veio para ser servido, mas para servir e dar sua vida para resgate de muitos".

João 8:31

"Se vós permanecerdes na minha palavra, sois verdadeiramente meus discípulos".

Mundo Ardente 11-412

"Ninguém deve calcular o seu lugar na Hierarquia Ardente. Somos todos trabalhadores na Esfera de Luz. As medidas terrestres não expressam as dimensões no caminho para o Mundo Ardente. Cada um tem uma partícula ardente, mas como e onde ela se transformará não é assunto para conjectura terrestre.Contudo, sentimos claramente quando algo alcançado por nós é digno do Mundo Ardente. Assim, cada um deve estar afinado com este sentimento sagrado. Nisto ele será um colaborador verdadeiro".

Agni Yoga- 217

"Quando escolherdes os discípulos, não vos apresseis muito. Dai aos que se aproximam 3 tarefas, para eles poderem se revelar, sem suspeitar disto. Que a primeira tarefa seja a afirmação do Bem Comum, a outra - a defesa do Nome do Mestres, e a terceira - a manifestação da independência da ação.

Se alguém, durante a tarefa, começar a ameaçar, rejeitai-o. Se alguém começar a cochichar pelos cantos, rejeitai-o. Se alguém se sentir oprimido, rejeitai-o. Eu não falo sobre os traidores. O cumprimento das tarefas mostrará a técnica dos testados.

Em tudo jaz a liberdade da vontade e o próprio planeta está em poder do espírito humano".

O PRINCÍPIO DAS DORES

Mateus, 24

"Porque virão muitos em meu nome, dizendo: Eu Sou o Cristo, e enganarão a muitos. E certamente ouvireis falar de guerras e rumores de guerras; vede, não vos assusteis, porque é necessário assim acontecer, mas ainda não é o fim.

Porquanto se levantará nação contra nação, reino contra reino, e haverá fome e terremotos em vários lugares.

Nesse tempo, muitos hão de se escandalizar, trair e odiar uns aos outros; levantar-se-ão muitos falsos profetas e enganarão a muitos.

E por se multiplicar a iniquidade, o amor se esfriará de quase todos. Aquele, porém, que perseverar até o fim, será salvo. E será pregado este evangelho do reino por todo o mundo, para testemunho a todas as nações. Então virá o fim."

Mundo Ardente 111-314

"A condição do planeta é tão catastrófica que somente a ação mais intensa impedirá a marcha da humanidade para a selvageria. Os que assumem a vigília Ardente dos eventos cósmicos podem somente manter guarda sobre esta saturação em tensão sem paralelo. Na defesa da humanidade é necessário enfrentar as manifestações da imperfeição, da pusilanimidade e do medo".

Mundo Ardente III-321

"A manifestação do medo é uma barreira contra cada iniciativa. De fato, o poder da perfeição assegura a purificação contra o medo.

No caminho para o Mundo Ardente é preciso erradicar o medo, pois seus produtos são destrutivos".

Mundo Ardente III-320-

"No caminho para o Mundo Ardente, lembremos que a conquista espiritual é a pedra angular sobre a qual está sendo construído um grande futuro".

Mundo Ardente III-318

"...A condição do planeta cria um carma inevitável, tecido pelas engendrações da humanidade. Mas no caminho para o Mundo Ardente deve-se ter em mente que a purificação do espaço trará um grande futuro".

Mundo Ardente 314-

"O carma da humanidade consiste de um mosaico das mais terríveis unificações. Somente a guarda ardente da Hierarquia salvará a humanidade. No caminho para o Mundo Ardente reunamos todas as melhores espadas do espírito".

Mundo Ardente 1-435

"A falsidade e a treva enchem o fim de Kali Yuga. Deve-se compreender isso para não enfraquecer. É impossível evitar os dias trevosos, mas só o conhecimento de sua causa dará a paciência para sobreviver a eles.

Podeis ler sobre estes sinais nos Puranas, portanto, o cumprimento de todas as outras previsões pode ser antecipado. Todos nós devemos agora nos adaptar ao elemento ardente - isto também é dito nos Puranas. Eu considero que é possível chamar as pessoas para a cognição do Ser".

Mundo Ardente III-331

"As vibrações que saturam o Mundo correspondem às qualidades das manifestações inferiores. A melhoria das vibrações planetárias só pode ocorrer através da tensão da humanidade. 0 centro de todas as manifestações é a humanidade, as quais refletem todas as camadas. As vibrações são tão desarmônicas que é difícil estabelecer uma conexão com os Mundos Superiores. As vibrações que contribuem à desunião têm a mais baixa qualidade. Por isso, as camadas inferiores podem admitir a infiltração de vibrações baixas, já que as irradiações superiores não alcançam a Terra. O Mundo saturado aguarda a grande época da Regeneração e do Espírito. A permeação do espaço com vibrações que ajudam ao estabelecimento de radiações superiores é a tarefa no caminho para o Mundo Ardente".

SOBRE O PÃO DA VIDA

João, 6, 16-20

"Em verdade, em verdade vos digo: Vós me procurais não porque vistes sinais, mas porque comestes dos pães e vos fartastes".

Mundo Ardente I, 494-

"O alimento terrestre pode ser reduzido a pequenas porções; o corpo não pedirá mais quando o Agni estiver inflamado. Não se deve pensar que tais transportes ardentes sejam característicos só de certos Rishis. Cada um que conscientizou o poder de Agni pode, de maneira absolutamente natural, recorrer a esta energia inexaurível.

O importante é começar com coisas pequenas, observando os próprios impulsos internos".

SOBRE A VIGILÂNCIA:

Mateus, 26, 41

"Vigiai e Orai".

Mundo Ardente II, 463-

"Assim expulsemos qualquer sentimento de conforto e evoquemos toda vigilância, compreendendo como é inadequado o pensamento de conforto no Infinito, e a vigilância será uma prece eterna. Pensando sobre o Mundo Ardente deve-se estar particularmente consciente destas ideias. Assim, que cada escrito sobre o Mundo Ardente termine com um conselho sobre a vigilância permanente".

A ESCALADA DO MUNDO ESPIRITUAL :

João 14, 6

"Ninguém vai ao Pai senão por mim".

Mundo Ardente 111,322-

"Quando a grande reconstrução do mundo prossegue, nós devemos dirigir nossas afirmações para a assistência dos construtores da Luz. Assim se criam novas pontes. No caminho para o Mundo Ardente, reverenciamos o Senhor da Luz".

Mundo Ardente III, 327-

"Neste grave época do Armageddon, é especialmente necessário estar consciente das forças que põem em movimento as ações de cada dia, de cada evento, de cada manifestação; pois o tempo da escolha chegou e não há meio caminho no caminho para o Mundo Ardente".

Mundo Ardente III, 329-

"O conhecimento dos caminhos para a Luz é uma tarefa dirigida no Mundo Ardente".

O BATISMO DE FOGO:

João 17-23-

"Eu neles e tu em mim a fim de que sejas aperfeiçoados na unidade. Se eu for elevado, atrairei todos a Ti".

João, 17,19-

"A favor deles eu me santifico a mim mesmo, para que eles também sejam santificados na verdade".

Mundo Ardente III, 86

"O Batismo de Fogo impele o espírito para as esferas que conformam com as exigências do espírito. A passagem de um homem pela transmutação ardente lhe dá todas as possibilidades de atingir as esferas superiores. Lá onde tudo é intensificado por um elemento ardente, é preciso ser saturado pela assimilação do fogo superior. Assim, dever-se-ia solenemente aceitar todos os passos do Batismo Ardente. Cada passo revelará uma abertura da nova esfera, supraterrestre. O Carma de uma pessoa pode também conduzi-la através de uma transmutação ardente, manifestando seu destinado progresso. Todos os que acompanham os Senhores são intensificados nesta Grande Passagem. Naturalmente, quando a hora da batalha terrestre e supraterrestre se aproximar, as Forças de ambos os lados se unirão em tensão ardente. As energias terrestres e as do além são centelhas do Fogo Uno. Em meio às destruições terrestres pode-se aceitar o poder do Mundo Sutil como uma âncora de salvação enviada pela Hierarquia do Bem. Manifestemos a compreensão do Batismo Ardente no Caminho para o Mundo Ardente".

O CUMPRIMENTO DA LEI:

Mateus, 5, 17-

"Não penseis que vim revogar a lei ou os profetas: não vim para revogar, vim para cumprir".

Mundo Ardente I, 360-

"As pessoas querem saber se o Ensinamento impede a leitura dos Livros Sagrados. Não há por que se preocuparem Nós aconselhamos a ler com atenção estes Livros dos Testamentos. Nós constantemente dirigimos a atenção das pessoas para a necessidade de se familiarizarem com o Livro do Gênesis. Será que o Mundo Ardente não é mencionado lá? Além do mais, "Nós não morreremos, mas mudaremos" e "Assim no céu como na terra". . Tais Mandamentos só poderiam ser pronunciados por um Iniciado. Os Livros Sagrados podem prover rica informação sobre as manifestações do Fogo. Daí, a necessidade urgente da leitura assídua destes Testamentos. Assim, também as crônicas das vidas dos heróis espirituais podem trazer uma compreensão do Mundo Ardente".

O QUE SAI DO CORAÇÃO

Mateus,

"Não é o que entra pela boca , mas sim o que sai do coração pode destruir o homem".

Mundo Ardente I, 426-

"Pode-se evitar a aproximação dos trevosos repetindo Meu Nome como um Mantram. Assim, compreendemos por que a humanidade é responsável pelas palavras pronunciadas. Os conceitos do bem produzem a condição tranquila; isto significa que os conceitos propostos irão irritar, perturbar e rebaixar aquilo que existe. As pessoas saturam o mundo com as palavras mais malévolas; não fluirão delas os rios do mal? Deve-se ter perdido o respeito pela dignidade humana para não reconhecer que as consequências das más palavras serão terríveis. Diz-se sempre que a maldade dará brotos depois de um século. O historiador pode verificar a seara de tais sementes negras".

SOBRE O DESAPEGO:

Mateus, 17:24-27-

"Simeão, que te parece? De quem cobram os reis da terra impostos ou tributos; dos seus filhos, ou dos estranhos?

Respondendo Pedro: Dos estranhos.

Jesus lhe disse. Logo, estarão isentos os filhos. Mas, para que não os escandalizemos, vai ao mar, lança o anzol e o primeiro peixe que fisgar, tira-o; e, abrindo-lha boca, acharás um estáter. Toma-o, e entrega-lhes por mim e por ti".

Mateus, 19: 20-22

"Tudo isso tenho observado; que me falta, ainda?

Se queres ser perfeito, vai, vende os teus bens, dá aos pobres e terás um tesouro no céu; depois, vem e segue-me.

Tendo, porém o jovem ouvido estas palavras, retirou-se triste, por ser dono de muitas propriedades".

Mundo Ardente II, 409-

"Bom para aquele que, pela experiência da vida e reverência pela Hierarquia, se libertou do sentido da propriedade pessoal. Na verdade, ele encurtou seu caminho. Mas se o envólucro terrestre rude ainda não permite a liberação da consciência, não se deve ser privado da propriedade de maneira forçada. Tal compulsão só provoca teimosia e ira. Só pelo exemplo pessoal e a introdução do Ensinamento é possível atrair as pessoas para a mais rápida compreensão verdadeira da Vida".

Comunidade 241 –

"Eu tenho, porque renunciei".

Início