Navegação

Página Inicial

A PONTE ELÉTRICA


Método

A Ponte Elétrica é um símbolo poderoso para o serviço nos campos da ciência e da filosofia. Como uma atividade de serviço da Escola Arcana, seu objetivo é ajudar a preencher o hiato entre a ciência esotérica e a ciência exotérica através da linguagem da eletricidade. É a natureza sintetizadora da eletricidade que propiciará a base para a nova Ciência Aquariana de Interconectividade, capacitando o ocultismo a estabelecer uma ligação com a ciência da mente finita e desmistificar a natureza divina da realidade.

A abordagem visual seguinte é sugerida em combinação com o estudo da Ponte Elétrica. Não é necessário que seja uma atividade separada, mas é um método de leitura espiritual que pode transformar o estudo tradicional num potente serviço:

1. Visualize uma linha de energia de luz que se une com aquelas criadas por outros colaboradores, penetrando na ciência dos iniciados e ancorada na ciência da humanidade.
2. Engaje-se criativamente com os extratos da apresentação através de profunda contemplação ocultista, construindo o ponto de tensão mental resultante para esta ponte luminosa, reforçando assim a ligação entre os dois mundos do pensamento.
3. Visualize a energia dos mistérios reverberando para baixo na ponte, evocando um novo pensamento no meio científico sobre a natureza elétrica da realidade.

A Ponte Elétrica é essencialmente um símbolo do Antahkarana, indicando a natureza elétrica do caminho como descrito pelas palavras do Tibetano abaixo. A chave para um trabalho mais avançado com esta iniciativa de serviço pode ser encontrada neste artigo:

"Aparece, no plano mental, um triângulo de fogo produzido pela atividade manásica; este triângulo de fogo começa lentamente a circular entre o átomo manásico permanente, um ponto no centro do lótus egoico e daí para a unidade mental, a qual apareceu no quarto subplano por meio do instinto inato, o qual se assemelha à mentalidade. Este triângulo de fogo, formado de pura força elétrica manásica, torna-se cada vez mais brilhante até produzir uma resposta vibratória tanto do inferior quanto do superior. Este triângulo é o núcleo do antahkarana. O trabalho do homem altamente evoluído é reduzir este triângulo a uma unidade, e por meio de sua elevada aspiração (que é simplesmente o desejo transmutado afetando a matéria mental) dirige-a para o Caminho, e desse modo reproduzir numa forma sintética superior. O "caminho" anterior ao longo do qual o Espírito desceu para tomar posse de Seu veículo, o corpo causal, e a partir dele novamente trabalhar através do eu pessoal inferior." (1)

Introdução - Objetivo

"A Humanidade está constituída por todos os homens individuais; em semelhante síntese, o trabalho está terminado".

Desde o tempo de Isaac Newton, a ciência convencional tem perseguido tenazmente um modelo gravitacional único do universo, considerando-o atualmente como uma tumba de matéria inanimada que explodiu dando origem inesperada à existência e que está expandindo a uma taxa acelerada em todas as direções sem objetivo ou propósito. Essas suposições têm sido apoiadas com teorias cada vez mais exóticas como o Big Bang, a Relatividade Geral, os Buracos Negros, a Matéria/Energia Escura e outras. Entretanto, ao contrário, evidência está firmemente aumentando que apoia, em vez disto, a visão esotérica do universo com um organismo vivo, estável, elétrico em natureza e função.

A natureza elétrica dos processos universais estende-se como um tema em toda a obra do Mestre Tibetano através dos escritos de HP Blavatsky e Alice A. Bailey que intentam estabelecer conexões entre o conhecimento material do homem e a ciência dos iniciados. É provável que isto também continue na próxima fase dos ensinamentos da Sabedoria Eterna, preparando a humanidade para a energia do Amor em sua forma dinâmica elétrica que o Cristo utilizará quando Ele reaparecer.

Este aspecto elétrico do Amor ajudará a estabelecer as bases para que "a síntese de todos os homens" de que falou Browning, e que é aludida na seguinte passagem de Psicologia Esotérica vol. I:

"O sétimo raio trabalha em conexão com os fenômenos da eletricidade por meio dos quais o sistema solar é coordenado e vitalizado. Há um aspecto dos fenômenos elétricos que produz a coesão, assim como há um aspecto que produz a luz... isto será liberado em maior medida durante a era de Aquário... Um dos primeiros efeitos será o de aumentar a compreensão da fraternidade e a sua verdadeira base científica." 2

É com o aumento da compreensão da ciência da fraternidade e da relação entre consciência e fenômenos elétricos que A Ponte Elétrica diz respeito. Dedica-se à ligação da ciência esotérica e exotérica e destaca as descobertas científicas que mais revelam a natureza elétrica da realidade e sua relação com a perspectiva da Sabedoria Eterna. Compreender a eletricidade é a chave para a integração da ciência num todo unificado, provendo uma base magnética em que o Plano Divino possa aprofundar suas raízes e o ensinamento esotérico futuro possa seguramente florescer.

Convidamos a todos que têm interesse em ciência e filosofia para acompanhar o desenvolvimento constante do site The Electric Bridge {The Electric Bridge} e se juntar a nós em reflexão grupal e contemplação ocultista sobre a interconectividade elétrica de toda a vida. A vívida forma-pensamento assim construída pode ajudar a estimular o despertar científico e a revelação há muito esperada sobre a relação da humanidade com o todo universal. "O estabelecimento da fraternidade como um fato definitivo na natureza", poderá então seguir como um corolário natural.

__________

(1) Um Tratado Sobre o Fogo Cósmico, pág 709
(2) Psicologia Esotérica vol. I pág 373-374

Início